Para muitos, a incredulidade provavelmente foi o sentimento que surgiu, em um primeiro momento, diante das graves notícias a respeito de Paris na noite da última sexta-feira, dia 13. Poucos meses após atentados terroristas no semanário satírico Charlie Hebdo e em um mercado judaico, a cidade-luz foi alvo de novos ataques simultâneos em diferentes pontos, envolvendo explosões, tiroteios e reféns. O saldo dos ataques, reivindicados pelo Estado Islâmico (EI), foi alto: 129 mortos, medo, e uma caçada voraz e ainda em andamento aos mentores e executores do plano.

A França se encontra em estado de emergência, com seu exército patrulhando as ruas da capital e milhares de agentes em atuação nas fronteiras e aeroportos. Também foram interrompidos os serviços em cinco linhas do metrô parisiense. Até o momento, alguns dos terroristas responsáveis já foram identificados, entre eles dois franceses, um belga e um sírio.

Os atentados na cidade que recebe o maior volume de turistas no mundo trouxeram insegurança e acirrou o debate sobre a crise migratória no continente. Na última segunda-feira (16.11), o presidente e fundador da MAIS, pastor Mário Freitas, embarcou para Bruxelas, a fim de mobilizar e levantar igrejas parceiras na região para o socorro aos refugiados, que cada vez mais têm procurado o velho continente. Nos próximos meses também estaremos implantando em definitivo uma base na Sicília, maior ilha do Mar Mediterrâneo e região autônoma da Itália, rota de muitos refugiados que chegam por mar.

Cremos na soberania de Deus e temos expectativa no que Ele pode fazer na vida destes refugiados, que têm deixado seus países por medo de serem exterminados por alguém que compartilha de sua própria fé. Também oramos para que este novo desafio que se apresenta ao continente europeu seja a fagulha que irá fazer o berço da Reforma Protestante viver um novo avivamento – para que as luzes de Paris possam brilhar com uma intensidade nunca vista!

  1. Ore por todas as famílias que perderam seus queridos nos trágicos acontecimentos na capital francesa;
  2. Ore para que futuros atentados sejam frustrados pelo trabalho da Inteligência na França e na Europa, como um todo.
  3. Ore pelos refugiados que têm buscado reconstruir suas vidas no continente europeu, para que encontrem oportunidade e dignidade;
  4. Ore pelos cristãos e igrejas no velho continente, para que sejam visitados pelo Espírito Santo de Deus e trabalhem sob Sua direção para ser a resposta para os refugiados e necessitados em geral.

Com informações do Portal G1.

Este post tem um comentário

  1. Miguel Carlos Zenetos

    Que a luz de Deus brilhe nos corações dos franceses abraçando as causas de Cristo. E por Jesus em primeiro lugar. Em suas vidas servir e obedecer a Jesus. E maior que a torre Eifel mais brilhante que todas as luzes de Paris. Feliz a nação cujo o Deus seja o seu Senhor.

Deixe um comentário