• Categoria do post:Bases

Ser cuidado por Deus e pelas pessoas que Ele coloca em nosso caminho é um verdadeiro refrigério em nossa caminhada.  A MAIS preza por esse cuidado físico, emocional e espiritual de seus missionários. Louvamos a Deus pela equipe que tem desempenhado com muito esmero a tarefa de ser o ombro que muitas vezes precisamos à medida que caminhamos.

Nosso diretor da MAIS Brasil, Luiz Renato Maia, comenta que o setor de Cuidado Missionário sempre foi visto com bons olhos e pensado para a organização. Não só pelas experiências em outras organizações, mas por saber que essa atenção é um diferencial para quem está em missões.

No momento o setor de cuidado vive um tempo de planejamento, onde o perfil de cada missionário é mapeado, para que seja devidamente assistido. Fazem parte da equipe, psicólogos, pastores e pessoas que tenham perfil de cuidador, sem se prender a algum título. Aqui, o que realmente importa é sermos servos uns dos outros pelo amor (Gálatas 5:13).

“Nesta fase inicial, além de nossa capacitação quanto ao tema, temos trabalhado para entender o perfil dos missionários que hoje compõem a MAIS​, para seguir com o planejamento de ações que estejam alinhadas à vocação de cada um e às necessidades, assim como a direção, visão e missão da organização. ​ Uma segunda etapa que vamos começar se refere à definição de passos que envolvem preparação e retorno de campo, bem como o acompanhamento destes no dia a dia, visando o cuidado integral”, conta Cassia Miertschink, que integra a equipe de Cuidado Missionário aqui no Brasil.

A ideia é que ao chegar à organização, o missionário já sinta o cuidado em seu processo de integração​. Detalhes como documentações, estruturação do projeto, passo a passo de preparação do campo, um check list, que envolve o jurídico, são importantes para o acompanhamento de perfil. Além das questões formais que envolvem a chegada, também é uma atenção da equipe o processo que envolve a permanência e o ​retorno de quem está no campo, e outras ações de caráter mais organizacional com vistas à melhoria contínua do bem estar da jornada missionária.

O​ setor já possui um planejamento que envolve oração por cada base,  acompanhamentos mais regulares e intencionais com os missionários de campo, e os acompanhamentos terapêuticos que já acontecem todo mês. “O trabalho neste momento é mais de BackOffice, já que se refere à estruturação de uma base firme e consolidada para o que será feito a partir de então”, comenta Cassia Miertschink.

Para Luiz Renato Maia o trabalho do Cuidado Missionário já tem dado seus frutos. “É visível isso na vida de algumas pessoas. Seja na resiliência da caminhada, na ajuda pra resolver questões pessoais e até mesmo fortalecer corações e vocações”, comenta.

De acordo com Cassia Miertschink engajar as pessoas para o cuidado integral ​também tem sido um dos objetivos. “Entendemos que a área de cuidado não é privativa de ‘algumas pessoas’. O objetivo principal é que ao longo do tempo tenhamos uma cultura de cuidado ao próximo, havendo um crescente e genuíno​senso de unidade”.

Ore conosco para que a equipe de Cuidado Missionário seja a cada dia mais direcionada por Deus. Que cada membro da equipe seja usado para ser benção na vida dos missionários que integram o time da MAIS.  Também ore para que essa cultura de cuidado seja presente em nossa caminhada, de modo que venhamos a nos empenhar e sermos um em Cristo, desempenhando a missão a qual Ele nos confiou.

Foto* Jordan Whitt

Deixe um comentário