• Categoria do post:Bases

Nossos obreiros e engenheiros agrônomos recém-chegados em Uganda estão dispostos a desenvolver projetos de agricultura para gerar desenvolvimento nas comunidades. Por que agricultura? Uganda é um país que tem aproximadamente 75% de sua população vivendo na zona rural, mas grande parte da agricultura praticada é apenas para subsistência, e por uma série de fatores os índices de produtividade são baixos comparado ao que poderiam atingir.

Antes de se propor qualquer tipo de trabalho para uma comunidade, é preciso conhecer como tudo acontece no lugar. Avaliar aspectos característicos como: o governo e empresas do setor, como funciona a comercialização, a existência e o acesso a insumos, qual é a produtividade e outros detalhes importantes para a concretização do projeto.

Outro fator de extrema importância é a cultura local. Não se pode transferir toda a bagagem cultural brasileira para a cultura africana. O que funciona em um lugar não necessariamente (e quase nunca) é o que funciona em outro.

E isso pode ser feito de duas maneiras: estudando e se relacionando. O estudo oferece várias informações em sites, livros e jornais, mas conversando e mantendo relacionamento com as pessoas é possível perceber de forma prática como eles vivem e o que tem valor para eles, e isso vai revelando aos poucos como é a cultura.

Muitos dos problemas na África são por falta de recursos, mas em vários casos o recurso que falta é um simples conhecimento de como fazer diferente e aprimorar as técnicas. E é necessário pensar em como fazer diferente, e melhor, com os recursos que se têm em mãos, com aquilo que Deus já deu.

Que Deus oriente os próximos caminhos a serem trilhados na África e que você continue orando pelos novos projetos a serem implantados lá, por meio de nossos missionários! Ore conosco por este e outros projetos em Uganda.

Se você deseja fazer parte da história que Deus tem escrito em Uganda, clique aqui e seja um parceiro.

 

Deixe um comentário