Há quatro anos o mundo assistia ao início de uma insurreição na Síria, marcada por protestos na cidade de Deraa, após a prisão de estudantes que picharam slogans revolucionários em um muro. Poucos imaginariam que aquele movimento no dia 15 de março de 2011 seria o início do conflito mais sangrento da Primavera Árabe, que logo se tornaria guerra civil. Hoje o número de mortos ultrapassa 220 mil pessoas na maior crise humanitária desde a 2ª Guerra Mundial, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Atualmente, 4,8 milhões de pessoas vivem em áreas de difícil acesso dentro do território sírio, onde a ajuda humanitária, que acontece em menor escala agora comparada ao início do conflito, raramente consegue chegar. Outros números de relatório divulgado pela organização Failing Syria, apontam que 5,6 milhões de crianças estão em situação de risco humanitário no país, aumento de 31% comparado ao registrado em 2013.

Quatro anos em que famílias foram marcadas pela tragédia, jovens pararam de sonhar, crianças abandonaram sua infância, o futuro escureceu e o tempo parou de ser contado. Milhares de vidas que ainda lutam para sobreviver dentro e fora da Síria, vítimas de uma guerra que parece mais não ter fim. Mas diante de números tão esmagadores, somos desafiados a sermos resposta para tantos quantos o Senhor nos permitir.

Seja a resposta. Torne-se um parceiro da MAIS. O caminho é longo e os desafios são grandes mas temos ousado acreditar naquilo que Deus colocou em nossas mãos.  Junte-se a nós em jejum, oração e ação pelos nossos irmãos da síria. 

Fonte: BBC

Deixe um comentário