Temos a esperança que um dia seja possível olhar para a década de 2010 e analisar os fatos acontecidos como algo do passado, algo que ficou para trás e que não acontece mais. Atualmente, porém, olhamos para os 5 anos de conflitos na Síria como algo que começou e que continua acontecendo, infelizmente.

A data de hoje marca a história: no dia 15 de março de 2011, manifestantes foram às ruas na Síria pedir liberdade a um regime que respondeu aos protestos com repressão. Desde então, a situação no país se agravou com conflitos armados, guerra civil e abriu espaço para o crescimento de grupos radicais como o Estado Islâmico, além do envolvimento de diversos países nas questões do Oriente Médio.

Em uma newsletter feita por The Syria Campaign, coletivo de sírios que viveram esses momentos, lê-se: “Passamos por tudo, imaginável e inimaginável. Das coisas mais desumanas e monstruosas aos atos mais corajosos e generosos. Vivemos mágoa, dor, o horror, desespero, luto, esperança, resiliência, compaixão, fé e amor. Nós sentimos tudo isso e mais. Muitas vezes ao mesmo tempo”.

Há esperança

Depois de 5 anos, o assunto parece ficar repetitivo. A mídia acaba noticiando quando, vez ou outra, há alguma movimentação desse cenário, seja para retirada de tropas e armas, seja no avanço de alguma repressão ao povo que sofre. Porém, essa é uma história inacabada. Os conflitos continuam, obrigando pessoas a deixarem suas casas ou fazendo vítimas.

Mesmo assim, mesmo com a devastação de diversas cidades no país, é possível ver sinais de esperança surgindo em meio a escombros e lágrimas. Em uma decisão ousada, parte da população tem voltado às suas cidades e procurado manter o dia a dia do que se pode chamar de normal, dentro do possível. É uma atitude corajosa, que mostra a resiliência da população que busca mostrar pacificamente que é possível acreditar em dias de menos trevas e mais luz para a Síria.

Continue orando pela Síria. Ore pelos que ficam e pelos refugiados. Hoje, são mais de 11 milhões de sírios deslocados, metade da população do país. Ore pelas vidas e corações dos grupos extremistas, para que conheçam a graça, o perdão e o amor que liberta.

Deixe um comentário