VISÃO GERAL: Uganda tem a reputação de ser um dos países mais cristianizados da África. Muitas igrejas ou organizações o escolhem como destino para viagens de curto prazo e projetos missionários devido à sua facilidade de acesso e ambiente acolhedor. Continua sendo uma nação fortemente cristã, com alta participação da igreja. No entanto, a história única de Uganda o torna particularmente vulnerável à influência do Islã. Durante a década de 1970, Uganda foi governada por um ditador chamado Idi Amin. A certa altura, Amin visitou o ditador Muammar Gaddafi na Líbia. Gaddafi o inspirou a fazer de Uganda um membro da Organização dos Países Islâmicos e começar a islamizar o país. Muitas das políticas adotadas por Amin continuam a influenciar a sociedade e o governo hoje. O parlamento de Uganda aprovou recentemente o sistema bancário da Sharia, que concede empréstimos com juros zero a projetos islâmicos. Os países árabes também continuam investindo grandes quantidades de recursos na promoção dos interesses muçulmanos dentro do país. Como resultado disso, a influência do Islã radical cresceu mais de 7% nos últimos três anos, e muitos cristãos nas regiões fronteiriças muçulmanas estão enfrentando severas perseguições, especialmente aqueles que se convertem do Islã. Apesar disso, as igrejas evangélicas em Uganda estão tentando educar outras pessoas sobre o que está acontecendo e se levantam contra a ameaça do Islã. Muitas igrejas estão treinando seus líderes sobre como evangelizar muçulmanos e cuidar daqueles que se tornam cristãos. Os membros dessas igrejas nas áreas de maioria muçulmana tornaram-se cuidadores de tempo integral dos crentes perseguidos.

O QUE SIGNIFICA SER CRISTÃO EM UGANDA: Os cristãos convertidos do Islã enfrentam pressão familiar e assédio de suas comunidades muçulmanas. Vários jovens que se converteram ao cristianismo foram severamente espancados e feridos pelos pais ou membros da comunidade. Pastores e igrejas foram atacados e alguns convertidos foram mortos depois que sua fé se tornou conhecida. Os filhos de famílias que deixam o Islã não são mais bem-vindos na escola. Em alguns lugares, são aprovadas leis para limitar a propagação do cristianismo ou a terra apropriada da igreja.

ACESSO A BÍBLIAS: Bíblias estão disponíveis nas áreas urbanas, mas a maioria nas áreas rurais não tem acesso ou meios financeiros para obtê-las. Além disso, as áreas rurais de Uganda consistem em muitos dialetos tribais únicos, com uma grande parcela da população idosa sendo analfabeta.

Curta, comente, compartilhe e ORE por Uganda!

Vamos juntos, pela Igreja Sofredora.

Este post tem 2 comentários

  1. Carla Campos

    Depois q tomei conhecimento do Portas Abertas (12 anos atrás) e da Mais (3 anos atrás), meu coração tem se voltado em oração pelos cristãos q sofrem perseguição. Descobri minha vocação intercessora: orar pelos irmãos perseguidos. Que Deus cubra de amor, persistência e perseverança a todos os irmãos da Ásia central, norte da África, oriente médio, países latinos, como Venezuela, Bolívia, Colômbia.

  2. Elizabeth Nobrega

    Sim, vamos juntos pela Igreja Sofredora! Estarei orando para que muitas pessoas sejam mobilizadas a ajudar e, é claro, estarei orando pelos nossos irmãos em Uganda! Que Deus os proteja e fortaleça a fé mais a cada dia! Graça e Paz!

Deixe um comentário