Na última semana, combatentes curdos tiveram uma importante vitória sobre os radicais extremistas do Estado Islâmico na cidade síria de Kobani, que faz fronteira com a Turquia. Mas apesar disso, o número de refugiados sírios que buscam abrigo no país vizinho continua grande. Desde o início do conflito na Síria, em março de 2011, a Turquia já recebeu quase 1,8 milhões de refugiados.

De acordo com a agência internacional de notícias Reuters, ainda que exista um esforço da Turquia no acolhimento destes refugiados, com a construção de campos munidos de escolas e hospitais, a maioria esmagadora desta população vive fora destes locais, em condições subumanas. São 24 campos no país, que abrigam apenas 265 mil dos 1,7 milhões de refugiados.

Grande parte destas pessoas vive junto aos campos oficiais, à espera de vagas. Outros vivem nas ruas e parques, mesquitas, em campos improvisados ou edifícios ocupados. Geralmente não têm qualquer apoio nem podem trabalhar, sem acesso a qualquer serviço de saúde.

Abrimos, há quase seis meses, uma base na Jordânia com o objetivo de fortalecermos a igreja que sofre no Oriente Médio. Você pode nos ajudar nesse desafio para que, um dia, sejamos resposta para toda essa região. Se você é da área médica estamos com vagas abertas para voluntários. Você pode também ser um parceiro da MAIS e cooperar conosco nessa causa.

 

Deixe um comentário