Leah N. Wanfula, 21 anos, primeira de nove irmãos a ir para a universidade. Gideon Kirui, 22 anos, continuou sua educação por meio do esforço de toda a sua família, que economizou para que isso acontecesse. Selpher Wandia, 21, estava estudando para se tornar um professor. Três histórias interrompidas. Três, de 148. Este é o número da tragédia que ocorreu na última quinta-feira (02/Abril), em Garissa, no Quênia, quando atiradores do grupo extremista Al-Shabab invadiram uma universidade disparando contra estudantes cristãos.

Autoridades quenianas afirmam que quatro atiradores com explosivos foram responsáveis pelo atentado. O Al-Shabab, que está baseado na Somália e tem ligações com a rede al-Qaeda, promove ataques contra o Quênia desde 2011, quando tropas do país entraram no sul da Somália para combater o grupo.

A despeito das decisões políticas e militares quanto ao massacre, nas redes sociais, amigos, familiares e formadores de opinião têm iniciado uma campanha para humanizar as vítimas dos extremistas. A partir da hashtag “147 não é apenas um número”( #147notjustanumber) – primeiro dado divulgado – muitos têm manifestado solidariedade às famílias e à memória dos estudantes. “Vamos nomeá-los. Um por um. Eles são esses ‘jovens africanos’ de quem falamos o tempo todo. Perseguindo sonhos.” Com essas palavras a intelectual queniana Ory Okolloh Mwangi teria dado início à campanha.

Não nos conformaremos com os números de uma tragédia que aconteceu em uma realidade tão distante da nossa. Sonhos de 148 jovens cristãos foram interrompidos por causa da fé que professavam. Ergueremos nossas vozes em clamor por tantas famílias que perderam não apenas seus queridos, mas a esperança de um futuro melhor e de uma história diferente.

#147notjustanumber

Fonte: BBC e O Guardian
Foto: Nichole Sobecki / AFP/Getty Images

Este post tem 6 comentários

  1. Wandeneia Silva de Oliveira

    Creio que nada escapa aos olhos do Deus que governa todo o universo! Um dia todo joelho se dobrará e toda lingua confessará que Jesus Cristo é o Senhor!!! Que Deus nos ajude e nos console!

  2. Walkyria

    Benditos os que sofrerem por amor ao nosso Senhor Jesus Cristo.

  3. Denize

    Por isso a palavra de Deus diz: E não sede conformados com este mundo,…, a cada dia devemos mais
    nos entregamos a Deus. Pois nossa vida esta em suas mãos. Que o Senhor console as famílias.

  4. Marcia Silva

    “Bem-aventurados sois, quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”. Mateus 5.11.12

  5. cidapias

    …sem fé é impossível agradar a Deus.
    Mas, não podemos nos esquecer de que Deus não se agrada das atrocidades cometidas em nome da “fé”

  6. Crispim Porto

    A sua fé, não pode ser um motivo para sua morte, que Deus tenha piedade dos cristãos em todo mundo.

Deixe um comentário