• Categoria do post:Bases

No início de maio, o diretor da MORE Italia compartilhou uma palavra poderosa na comunidade paquistanesa que se reúne aos sábados, próximo de onde vivem nossos missionários. Ele falou sobre o texto de Jeremias 29.11:

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.

Primeiro, ele trouxe a perspectiva do que podemos fazer para nos colocar nessa posição, onde podemos fazer parte dos planos de Deus em nossas vidas. Usando princípios do treinamento que temos feito com um irmão perseguido, de preparo cultural e vocacional para ingresso no mercado de trabalho, ele nos encorajou a pensarmos em um objetivo específico de Deus para nós, identificar os obstáculos a serem superados e fazer uma lista de ações para essa jornada.

Em segundo, nos lembrou de que os planos de esperança e de um futuro próspero são os planos de Deus, não nossos; não aquilo que pensamos ser o melhor para nosso futuro ou desejamos com base no que cremos ser “prosperar”. São os planos Dele, que são perfeitos, e não podem ser frustrados; planos que existem antes mesmo de nascermos. São objetivos que Deus colocou. Por isso, a pergunta é válida: estamos caminhando nos planos de Deus?

Depois, vimos que essas palavras de Jeremias foram escritas em um momento muito difícil para o povo de Israel, um dos mais difíceis, na verdade. Israel era escravo, no cativeiro: sem sustento, sem expectativa, sem futuro. Sem esperança. É no meio desse contexto de exílio, de estar em um país diferente, outra cultura, outra língua, forçado, sem escolha, que Deus intervém e declara esperança e um futuro para o seu povo.

E a lista de ações que Israel deve seguir é o próprio Deus que dá:

Construam casas e habitem nelas; plantem jardins e comam de seus frutos. Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e deem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam. Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela. (Jeremias 29:5-7)

Os 5 passos para Israel alcançar os objetivos que Deus tinha para eles era o de envolver-se onde estavam. Era amar o local onde estavam a ponte de fixarem residência; era o de cuidar e trabalhar a terra, de onde saíria o sustento deles. Era amarem os que estavam ao redor, casando-se e constituindo família. E entender que, ao fazerem isso, deviam buscar a prosperidade de onde Deus tinha levado-os, e que essas ações seriam a prosperidade da cidade e país onde estavam, culminando em sua própria esperança e futuro.

Nós e nossos irmãos perseguidos presentes na Itália fomos muito abençoados pela palavra de nosso diretor. Temos visto o mover e agir de Deus na Europa, temos visto os propósitos Dele serem cumpridos na vida de refugiados e por meio delas também. Louvamos a Deus pela oportunidade de caminhar junto à igreja sofredora na Europa e pelo que Ele tem feito nas nossas vidas.

Para apoiar as frentes de ação da MORE Italia, clique aqui e torne-se um parceiro.

Deixe um comentário