No início do mês, nosso missionário no Oriente Médio visitou três dos 52 campos de refugiados estabelecidos no norte do Iraque. Milhares de pessoas, entre cristãos, yazidis e muçulmanos, buscaram abrigo nestes lugares quando deixaram suas casas, temendo a aproximação do Estado Islâmico. Nesta matéria vamos conhecer, ainda que resumidamente, a primeira história que conhecemos nestes campos e que é um grande exemplo de fé e perseverança.

O pastor Diler começou no ministério pastoral em 2003, ano em que o ditador Saddam Hussein foi retirado do poder. Durante seu regime, apenas uma denominação evangélica tinha permissão para atuar no país (Igreja Presbiteriana) e, por essa mesma razão, quase não havia igrejas no país. Nesta época ele já era um cristão fervoroso e orava para que um dia Deus o usasse de uma maneira especial. Com a queda do ditador, dezenas de igrejas evangélicas começaram a ser abertas em todo o país. Diler passou a congregar na Igreja Metodista Livre e em pouco tempo foi ordenado pastor. A primeira tarefa que recebeu foi a de abrir uma pequena congregação em Bagdá. Não demorou para que os frutos surgissem e, em represália, um grupo de militantes xiitas o ameaçassem de morte.

 A congregação se reunia na sala e garagem de uma casa, mas um dia, quando ele voltava mais cedo do trabalho a fim de preparar o culto antes da chegada dos irmãos, se deparou com uma cena difícil: tudo estava destruído depois da explosão de uma pequena bomba dentro da casa. O pastor teve que pagar a reforma da casa, que era alugada, e devolvê-la ao proprietário. Ele foi levado com sua família por seus líderes para uma cidade segura. Ele começou uma pequena igreja na garagem de sua casa e cedo muitas vidas também foram impactadas pelo trabalho.

Além de cuidar de sua igreja, o pastor Diler também visita diariamente diversos dos campos de refugiados que foram montados perto de sua casa. A estas pessoas ele leva apoio e amor e demonstra uma dedicação incrível à obra a ele confiada. Sua oração foi atendida e ele é usado de uma maneira especial nestes lugares onde predomina a dor e a desesperança.

Deixe um comentário