A província de Papua, na Indonésia, vive um momento de grande animosidade entre cristãos e muçulmanos. A mídia local informa um suposto ataque de cristãos extremistas a uma mesquita na cidade de Tolikara, durante a celebração pelo fim do Ramadã, que teria sido seguido por retaliações a igrejas cristãs na região. De acordo com relatos de um missionário local, o mês de julho tem sido marcado por manifestações radicais de ambos os lados, o que pode resultar em um conflito civil de motivação religiosa.

O Partido Fundamentalista Islâmico da Indonésia (FPI) ainda teria emitido um comunicado promovendo a jihad (luta) em resposta aos ataques. Em uma mensagem que teria sido divulgada em redes sociais, um de seus líderes teria ameaçado missionários estrangeiros que trabalham na região e também cristãos nativos. O missionário confirma uma mediação do governo e ministério da religião em curso, com o aumento da presença do exército na província.

A província de Papua, que faz fronteira com o país Papua Nova-Guiné, é uma das regiões com maior número de cristãos na Indonésia – país com maior população muçulmana no mundo. A região ainda há um grande número de línguas e dialetos que ainda não contam com uma tradução da bíblia e é assustador o crescimento dos números de casos de cristãos contaminados pelo vírus HIV. Nos últimos anos, contudo, tem ocorrido um aumento da fé islâmica em Papua, com a diáspora de javaneses e outras etnias de maioria muçulmana. A região é rica em minério e já foi palco de inúmeras tentativas de separação da Indonésia.

Como igreja de Cristo, precisamos nos unir em oração em favor da província de Papua e da igreja nesta parte do mundo. Que a igreja, como um só Corpo de nosso Senhor, seja instrumento para que Seu amor e bondade sejam revelados ao mundo.

Outros pedidos de oração:

1- Que haja Paz no país;

2- Que os ânimos levantados pela tensão religiosa se acalmem;

3- Que o governo tenha sabedoria e prudência ao lidar com os extremistas e ameaças de ataques terroristas;

4- Pela igreja no país, por unidade e parceria;

5- Pela região do leste da Indonésia. Existe muita pobreza entre a maioria cristã em Papua, e nos últimos anos um aumento expressivo de casos de HIV na região.

Junte-se a nós em oração em nossa rede de intercessores. 

Este post tem um comentário

  1. rodrigo abias dos santos de melo

    fiquei muito comovido, estarei orando por vocês!

Deixe um comentário