• Categoria do post:Refugiados

O Brasil continua sendo o destino de muitas pessoas em busca de uma nova vida. Contudo, a condição das pessoas que têm migrado de um lugar para outro, não é apenas para melhorar sua situação econômica, mas uma busca por sobrevivência, uma luta pela própria vida, que estava ameaçada em seus países de origem. São pessoas que têm sido obrigadas a fugir devido a situações de guerras, perseguições religiosas e políticas, como sírios, iraquianos, africanos, bolivianos, haitianos e tantos outros.

Desde janeiro de 2014, tenho sido impactada por Deus por uma gama de informações sobre imigrantes e refugiados. A Bíblia é a nossa fundamentação de fé e vida cristã e temos uma grande responsabilidade com essa situação, pois em muitos textos bíblicos, Deus nos revela como devemos tratar o estrangeiro.

Zacarias 7: 9 e 10, diz: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros. Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros”.

A justiça bíblica (Mishpat) significa cuidar dos vulneráveis e reflete o caráter de Deus. “Pois o Senhor, vosso Deus faz justiça ao órfão e à viúva, e ama o estrangeiro, dando-lhe comida e roupa” (Deuteronômio 10:17,18). Administrar a verdadeira justiça é praticá-la, é agir em favor dos que necessitam. A Bíblia apresenta vários princípios de como devemos tratá-los, ou seja, amar, acolher, proteger, defender e suprir suas necessidades (Levítico 24:22, Salmos 146:7-9, Deut. 26:12, Mateus 25:34 a 36).

É impossível ficar indiferente à situação desses estrangeiros em nossas cidades, que estão em situação de vulnerabilidade e fragilidade. Muitos com barreiras devido ao idioma, à cultura, à falta de orientação e informação sobre os seus direitos como refugiados e imigrantes – o que os torna sujeitos a situações de exploração no trabalho – às condições de moradias precárias, solidão, falta de solidariedade, discriminação, preconceito e tantos outros fatores.

A Palavra de Deus explicita que Ele ama os estrangeiros e que o Seu desejo é que sejam tratados com amor, respeito e dignidade. E que nós cristãos possamos praticar a justiça, defendendo esta causa e demonstrando o amor de Deus não apenas em palavras, mas de fato e verdade, como diz em 1 João 3:18.

Hoje eu quero convidá-lo a fazer parte disso. Você pode envolver-se de muitas maneiras: ore pelos estrangeiros, refugiados e imigrantes que estão no Brasil. Abra os olhos para essa realidade, defenda esta causa e ore pelos ministérios, igrejas e pessoas que Deus já está levantando no Brasil para ser resposta a essa causa.

Conheça nosso programa de refugiados, clicando aqui.

*Texto adaptado, de Aline de Jesus.
Foto: Igor Ovsyannykov

Deixe um comentário