A igreja sofredora nepalesa enfrenta, no momento, um desafio maior e mais preocupante do que a reconstrução de seu país após os fortes terremotos em abril e maio. Trata-se da finalização de uma nova constituição para a nação sul-asiática, que é gerida há nove anos por um governo interino que assumiu após 10 anos de guerra civil. Recebemos graves relatórios de campo sobre o clima crescente de tensão, reforçados por artigo publicado pela revista Relevant.

De acordo com a revista, a Assembleia Constituinte, formada por um grupo de líderes políticos, apressou a redação do projeto enquanto a atenção da maioria das pessoas estava nos esforços de reconstrução. No dia 31 de junho foi apresentado, então, um rascunho que levantou preocupações a respeito da minoria cristã no país. Uma cláusula determina que “ninguém deve tentar modificar ou converter alguém de uma religião para outra, ou perturbar/pôr em perigo a religião dos outros, e tais atos/atividades são puníveis por lei.”.

A previsão é de que a proposta final de Constituição esteja concluída no início de setembro. Caso o texto não seja modificado de forma a garantir a liberdade religiosa, no dia seguinte o governo nepalês já pode prender cada pastor em atuação no país, se assim o decidir, uma vez que o texto vago permite diferentes execuções. Enquanto membros de um mesmo Corpo, é urgente que nos movamos em oração para que a igreja de Cristo tenha liberdade para expressar sua fé em palavras e ações nesta nação tão carente.

Ore também pelos líderes cristãos que têm buscado dialogar com o governo e líderes políticos a frente do texto da Constituição, para que sejam revestidos de graça e sabedoria neste processo.

Fonte: Relevant Magazine

Deixe um comentário