A MAIS tem desenvolvido um projeto assistencial na Tailândia, que acompanha de perto os paquistaneses refugiados que estão neste País por causa de perseguição religiosa.

Ontem, os obreiros locais da MAIS anunciaram que 80 paquistaneses foram presos de forma brutal e irregular e colocados no Centro de Detenção de Imigrante (CID). Neste local acontecem inúmeras violações de direitos humanos, inclusive contra crianças.  Dos detidos ilegalmente, 23 são nossos irmãos na fé, que participam dos projetos desenvolvidos pela MAIS na região.

Nossos obreiros visitaram o CID e as condições básicas, tanto de saúde, quanto de saneamento não são nada boas.  As celas tão apertadas que os refugiados precisam dormir em turnos. Muitos ficam detidos durante anos, sem indicação de quando podem ser libertados ou reassentados.  As condições são tão degradantes que, inúmeras vezes, os refugiados tomam a decisão de se “auto-deportar” para seus países de origem, onde correm riscos de morrer por causa dos perigos da viagem e da perseguição no País de origem.

Para contextualizá-los, a Tailândia tem uma política autoritária e repulsiva em relação aos refugiados e requerentes de asilo. Isso porque constantemente o País viola o princípio da “Não Devolução”, extraído do Direito Internacional segundo o qual os Estados não podem devolver ninguém a um território onde a pessoa possa sofrer risco de perseguição ou outras violações graves dos direitos humanos. Esse princípio é a pedra angular do regime internacional de proteção aos refugiados e é fundamental para a proibição absoluta da tortura e dos tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes.

O País tem a prática de prender ilegalmente refugiados e colocar em condições sub humanas para forçar o retorno ao País de origem, o que denomina-se devolução “implícita”, que  ocorre quando os estados usam meios indiretos para coagir o retorno de indivíduos a situações em que possam enfrentar violações de direitos humanos.

Suas orações são importantes e bem –vindas. Cremos que juntos como Igreja, podemos clamar para que a realidade destes nossos irmãos possa ser transformada.  Ore conosco pelo agir de Deus e para que esta situação com os paquistaneses possa ser restabelecida conforme a vontade do Senhor.

Este post tem 9 comentários

  1. Edivam dos anjos

    Muito triste isso,mas nosso Deus é fiel e fará o impossível acontecer em favor dos nossos irmãos refugiados, estou em oração por esse povo.

  2. Leonardo Bonomini de Souza

    com certeza devemos nos mobilizar quanto a esta situação contem comigo para o que precisarem

    1. Tacila Belas

      Amém! Muito obrigada pela disposição de seu coração! Deus abençoe.

  3. Jenny

    junto em oração !

  4. Mila Frade

    Nossa, que situação triste! Mas verdadeiramente nada é impossível para o nosso Deus né? Vamos crer na libertação desses nossos irmãos mas também em uma mudança de conduta do governo Tailandês para com imigrantes/refugiados!

    Deus continue abençoando e conduzindo vocês nesse trabalho! Abraço forte!

Deixe um comentário