Mais de 600 pessoas que moravam em Bento Rodrigues, distrito da cidade mineira de Mariana, tiveram que deixar suas casas às pressas no último dia 05 de novembro. Há poucos quilômetros dali, duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco haviam rompido e, em pouco tempo, ondas de lama destruíram o povoado que, no passado, serviu de local de descanso para tropeiros que procuravam por ouro em Minas Gerais.

Treze dias se passaram desde a tragédia e a lama atingiu outros distritos da região central do estado e o rio Doce, que tem a principal bacia hidrográfica localizada totalmente no Sudeste brasileiro. Já foram contabilizados 11 mortos, pelo menos 631 desabrigados e danos irreparáveis a vidas humanas, flora e fauna da região.

O ministério Filhas de Sara, que é parceiro da MAIS e está localizado em Belo Horizonte, esteve em Mariana poucos dias após o ocorrido, a fim de prestar algum alívio imediato à população atingida na cidade. Até o dia 19, a IBAB (Igreja Batista de Água Branca), em São Paulo, está arrecadando material de higiene pessoal e limpeza para envio às famílias na cidade histórica mineira (clique aqui para acessar). O Banco do Brasil também está disponibilizando aos seus correntistas, a cada operação realizada em caixa eletrônico, a opção de contribuir com qualquer valor com as vítimas deste desastre ambiental.

Cremos que há muitas outras campanhas realmente interessadas em aliviar a dor dos moradores na região de Mariana e do Vale do Rio Doce. Podemos ser parte disso e permitir que a água da vida alcance corações, sacie a sede de muitos e lave todo luto, tristeza e desespero que restaram no caminho desta tragédia.

  1. Ore pelas famílias que perderam seus queridos e também por aquelas que perderam tudo o que tinham;
  2. Ore por aqueles que ainda aguardam notícias de parentes ou amigos desaparecidos;
  3. Ore por aqueles que sofrem com a interrupção do abastecimento de água;
  4. Ore sobre a terceira barragem que está trincada e também pode vir a se romper;
  5. Ore pelos executivos e funcionários da Samarco, para que busquem equilíbrio e sabedoria do Alto quanto a sua forma de operar em meio à natureza.

Com informações da BBC Brasil e do portal G1.

Deixe um comentário