Durante o Converge, tivemos o privilégio de ouvir sobre a verdadeira prática da justiça e como devemos conectar a nossa fé aos desafios contemporâneos. Deus não quer apenas que seus filhinhos cumpram ritos religiosos, mas que a justiça bíblica também seja tema crucial em nossa fé.

Carlos Bezerra Jr. é médico, deputado estadual pelo PSDB-SP, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e esteve conosco durante a conferência. Na ocasião, nos encorajou a olhar para aqueles que estão à nossa volta. Para o órfão, a viúva e o imigrante e o estrangeiro. “Só assim os laços da opressão serão desatados.”

No encontro, ele nos trouxe à memória a passagem de Isaías 58, sobre a prática do verdadeiro jejum, com ação, justiça e compartilhamento (versículos 6 a 10). Ele também ressaltou a justiça social como uma forma de nos relacionarmos com Deus.

Despertar a igreja brasileira para essa realidade continua sendo um desafio, mas cremos que todos nós podemos entender que a Igreja Sofredora não está tão longe quanto imaginamos. Para o deputado, encontros como o Converge são fundamentais na sensibilização dos cristãos. “Principalmente no tocante à justiça, para atentarmos às questões que estão tão próximas de nós e que às vezes achamos distantes, como a crise migratória mundial que hoje tem 65 milhões de pessoas em trânsito no mundo pelos mais variados motivos. As pessoas perdem a perspectiva, inclusive, de que grande parte desses que se locomovem, que buscam por refúgio no nosso país, estão fugindo de perseguição religiosa. O trabalho que a MAIS realiza no sentido da sensibilização e da ação concreta de abrigamento, de refúgio, é fundamental”.

A ministração nos levou a pensar que mais do que um compromisso ideológico, é imperativo de fé nos comprometer com a justiça, com os que sofrem. “A lei da gravidade do Evangelho nos leva na direção de quem sofre. Se comprometer com o Evangelho é se comprometer com a Igreja Sofredora, com a justiça social e com quem vive em situação de escravidão moderna e de opressão. E foi isso que debatemos, numa chamada clara lembrando que justiça na fé cristã é tema crucial. E justiça social é mais importante para Deus do que estamos costumados a falar, pregar e pensar. Justiça é tema crucial nas Escrituras”, comenta.

Bezerra Jr também falou sobre a necessidade de pregarmos sobre isso e que falta percepção teológica referente à importância da justiça na fé cristã, do compromisso com a justiça e ações concretas nessas direções. “Muitos de nós estamos presos a alienações. Precisamos orar para Deus nos livrar da nossa própria alienação. E só nos livramos da alienação quando a gente se identifica de fato com quem sofre”.

Mas por que se identificar com os refugiados? Jesus viveu uma situação de refúgio no Egito. Ele e sua família viveram uma situação de migrantes. “Nós somos seguidores de um mestre que foi refugiado. Somos descendentes espirituais de um povo migrante, perseguido e escravizado. E mais que qualquer perspectiva ideológica, nós temos que entender que essa identificação é um imperativo de fé”.

Ele também nos convida ao entendimento de que é um imperativo de fé entendermos que quando o direito do outro é violado, o meu é violado. “Somos todos iguais nesse mundo. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança e qualquer violação de direito, qualquer ameaça à vida dos que tem a imagem e semelhança do Criador, é uma afronta ao próprio Criador que precisa ser denunciada, reparada e com a qual nós precisamos nos identificar”.

Louvamos a Deus por momentos como esse e pela vida do deputado Carlos Bezerra Jr que veio até Curitiba para lavar os nossos pés, nos honrando enquanto organização.

#JuntosPelaIgrejaSofredora

Este post tem um comentário

  1. o deputado Carlos Bezerra Jr, homem valtente e valoroso. que Deus possa sempre estar levantando mais politícos como ele

Deixe um comentário