Em 2013, o Egito vivenciou uma onda de violência resultante da polarização entre islamitas e militares. Apesar de não estarem diretamente envolvidos no conflito, muitos cristãos foram vítimas. Mas durante a missa de Natal realizada na Catedral Ortodoxa Copta de São Marcos, em Abbasiya, o presidente egípcio Abdel Fattah Al-Sisi prometeu, em seu discurso, que irá reconstruir todas as igrejas e casas que foram incendiadas naquele ano.

Por favor, aceitem nossas desculpas pelo que aconteceu… se Deus quiser… no próximo ano não haverá uma única casa ou igreja que não tenha sido restaurada“, disse o presidente Sisi, de acordo com publicação do site Egyption Streets. A afirmação se refere à queima de igrejas e casas de cristãos coptas após a saída do presidente Morsi, da Irmandade Muçulmana, derrubado por um golpe militar em julho de 2013.

No período, mais de 50 igrejas e instituições coptas foram incendiadas ou invadidas no Egito. Centenas de casas, empresas e escolas também foram alvo dos ataques, que ainda fizeram pelo menos 11 vítimas fatais entre os cristãos. Ore conosco pelo Egito, para que uma importante promessa como esta não venha trazer divisão nem incitar novamente a violência entre cristãos e muçulmanos no país. Ore também pelo presidente e outros governantes egípcios, para que exerçam seus mandatos com justiça e promovam a paz e a igualdade.

Com informações do site Egyption Streets.

Deixe um comentário