• Categoria do post:Missões

Para muitos, falar sobre o que está sentindo pode ser desconfortável, em especial quando nos deparamos com sentimentos como raiva, medo e tristeza.  Não é à toa que muitos cristãos atualmente vivem desconectados de suas emoções.

O fato é que emoções não são boas ou más, apenas são. E Deus é um Deus de emoções. Um rápido olhar pela Palavra nos mostra que Ele se irou, se alegrou e também se entristeceu. E se somos criados à imagem e semelhança deste, por que nossa tendência a ignorá-las? Por que queremos escondê-las com as roupas de Adão e Eva?

A falta de cuidado com a saúde emocional é um dos principais obstáculos para o crescimento espiritual. A dor da ferida impede a santidade, pois nos faz concentrar nesta, consumindo muita energia psíquica tentando esconder ou negá-la. O fato é que ninguém pode ter uma espiritualidade emocionalmente saudável se não olhar para si.

A Palavra nos mostra que “Como o homem pensa, assim é” (Prov. 23.7): vemos o mundo não como ele é, mas como nós o enxergamos, a partir de nossas experiências de vida. A falta de acesso às nossas emoções e à nossa história pode gerar uma visão distorcida de nós, impedindo-nos de confiar e mudar, errando o alvo para o qual o Senhor nos chama.

Você já pensou que Deus pode usar suas emoções para falar com você?

Acompanhe os próximos artigos sobre cuidado missionário: Saúde emocional e vida cristã.

Foto: Johannes Plenio

*Equipe de Cuidado Missionário.

Deixe um comentário