CRISTÃO EGÍPCIOS RESPONDEM A ATAQUE DO ESTADO ISLÂMICO

No início de dezembro, o Estado Islâmico atacou a maior igreja de cristãos coptas do Cairo. Os coptas são cristãos da Igreja Ortodoxa de Alexandria, uma denominação que ficou ainda mais conhecida nos últimos anos depois que alguns cristãos egípcios foram decapitados na Líbia. O recente ataque no Cairo deixou 49 pessoas feridos, tirando a vida de 25 pessoas. Depois de assumir a autoria do atentado, o Estado Islâmico declarou que continuaria sua guerra contra os infiéis (maneira que denominam muçulmanos e cristãos que não seguem suas práticas extremistas).

Esse é um período de tensão e perigo para os cristãos coptas, pois é a época na qual celebram o Advento, o Ano Novo e o Natal para os ortodoxos (início de janeiro). Por isso, muitos achariam natural se os cristãos ali decidissem evitar a ida à igreja por um tempo, pequeno que fosse, para garantir a própria segurança e da comunidade. Porém, para uma igreja que já enfrentou diversos ataques e que tem a perseguição religiosa como algo que se tornou comum em seu cotidiano, a realidade é um pouco diferente: milhares e milhares de cristãos têm ido aos cultos por todo o Egito, como na foto abaixo.

igreja-egito-copta

Essa foto foi tirada na semana passada, durante um culto na Catedral Copta Ortodoxa Saint Mary, em El Zeitoun. Essa foi uma das respostas dos cristãos locais aos ataques do Estado Islâmico. O jardim da entrada estava abarrotado de gente que não conseguiu entrar na igreja. As orações no culto começaram às 21h, terminando apenas no dia seguinte, às 6h da manhã.

Essa é apenas uma igreja no Egito. A igreja copta ortodoxa tem crescido e está cada vez mais forte em fé, em número e influência. Em uma entrevista, o bispo Anba Angaelos comentou: “Estamos orando para que haja cura em meio à comunidade. Nós estamos prontos para isso e já perdoamos as pessoas que promoveram esse ataque. Fazemos isso pois, no fim do dia, a falta de perdão nos machuca e fere mais do que qualquer atentado ou bomba”.

Essa proposta verdadeira de um cristianismo que não só prega mas vive um perdão verdadeiro e profundo é um dos maiores desafios que alguém pode enfrentar. E a igreja copta tem vivido isso de forma natural e orgânica nas últimas décadas. Que sirva de exemplo e encorajamento para todos nós.

(Notícia traduzida e adaptada de INcontexthttp://incontextministries.org/index.php/8-latest-news/1605-egyptian-christians-respond-to-bomb-blast)

Este post tem 5 comentários

  1. Pedro geraldo toledo

    E grande é a tristeza saber , evidenciar que ás vezes,bem perto de nós existe uma Igreja ou frequentamos e presenciamos uma total falta de perdão e que na verdade é sinal da ausência do amor nessas pessoa……É!!! precisamos de orar, orar . orar , e muito…vamos ao sacrifício se necessário!!!

  2. Marcela Reis

    Sempre sou tocada e encorajada pelas atitudes dos cristãos perseguidos… Que exemplos de FÉ!

  3. Marcela Reis

    Sempre sou tocada e encorajada pelas atitudes dos cristãos perseguidos. Que exemplos de FÉ!!

  4. josé carlos lima de jesus

    que o SENHOR JESUS continue dando força para que eles suportem essa perseguição, vamos está orando por todos, e o verdadeiro servo de DEUS é assim que haje.

  5. Francisco Fabiano

    Lindo exemplo para este tempo de tanta violência. O perdão tem que ser a nossa resposta sempre ,mesmo sendo com muita dor e difícil,pois foi o que Jesus nos ensinou com sua vida.

Deixe um comentário