Desde o mês de abril, o Burundi, um dos países mais pobres do mundo, vive uma rotina de tensão e violência crescentes, desencadeadas pelo anúncio do presidente Pierre Nkurunziza, que apresentou sua candidatura para um terceiro mandato, o qual venceu. Mais de 240 pessoas morreram e cerca de 200 mil deixaram o país, temendo o acirramento do conflito, marcado por uma onda de assassinatos, torturas, detenções e outras graves violações dos direitos humanos.

Em março de 2012, a MAIS selecionou 20 famílias de duas igrejas no país – Igreja Missão Internacional Maranata e Igreja Metodista Livre de Ngagara, para aplicação do projeto de microcrédito, concluído satisfatoriamente em 2014. No ano passado também trouxemos um jovem líder de uma das igrejas para cursar o Centro de Treinamento MAIS, com o objetivo de desenvolver e compartilhar o conhecimento adquirido.

As raras, mas graves notícias que vemos a respeito do país na mídia são confirmadas e até ampliadas por nossos irmãos da igreja sofredora no Burundi. Eles nos informaram que muitos têm sido alvejados ao saírem de cultos em suas igrejas. Ninguém se sente seguro diante desta dura realidade, especialmente pelo fato de que o país saiu de uma sangrenta guerra civil há menos de 10 anos, um conflito que durou 12 anos e deixou mais de 300 mil mortos.

Os missionários da MAIS em Uganda já se preparam para receber nossos irmãos que irão deixar o país em busca de um refúgio seguro. Juntamente com outros irmãos da igreja brasileira queremos declarar paz e alívio sobre a nação do Burundi. Unimo-nos em intercessão e em ações pelos nossos irmãos e as famílias daqueles que vêm sendo afetados pela instabilidade.

  1. Ore  por uma viagem em segurança para eles e também por todos os mais de 200 mil refugiados burundianos;
  2. Ore  por estratégias e recursos para abrigar e construir novas possibilidades de futuro para os refugiados;
  3. Ore por paz para o Burundi, para que governo e oposição possam se abrir para o diálogo de forma que o Espírito Santo de Deus venha a guiá-los a uma maneira de governar que promova justiça e dignidade a todos os seus cidadãos.

Este post tem 2 comentários

  1. Renato Martins

    Graça e paz amados.
    Desde de que comecei a me informar mais sobre a real situação dá igreja sofredora no Burundi, o meu coração passou a arder por essa nação. Desde então me coloquei como um participante deste processo.
    “QUE HAJA PAZ NO BURUNDI”

  2. Ângela Santos

    A graça e paz do nosso Senhor Jesus,venho me solidarizar pelos irmãos missionários e juntamente com os refugiados de Burundi,estarei orando para que o Senhor conforte a todos possa envia-lós a lugares seguros nesta árdua missão.Que os anjos do Senhor os proteja e cubra com o mante de misericórdia.

    A paz do Senhor a todos os meus irmãos distantes.
    Um ano de glorias em 2016 com toda sorte de bençãos.

Deixe um comentário