• Categoria do post:Refugiados

Marcos e Marina* – o casal cristão do norte da África que está conosco desde maio deste ano – completou mais um desafio. Passaram três meses pela fase de ensino da língua portuguesa e aculturação através do nosso Programa de Refugiados em Colombo (PR) e seguem adiante para a próxima etapa, mudando de cidade e sendo acolhidos por uma igreja parceria em Brasília (DF), que se tornará responsável por seu acolhimento, cuidado e direcionamento. Com o conhecimento e a vivência que adquiriram até agora, eles mergulharão ainda mais na cultura brasileira, passando também a trabalhar em busca de seu sustento.

No último sábado, eles realizaram o sonho de se casar em uma igreja, celebrando o novo tempo com os amigos do Brasil, que acabaram se tornando sua família. Foram abençoados pelo pastor, trocaram alianças e fizeram juramentos um ao outro. Eles passaram por grandes obstáculos em seu país, como a negação da família de Marina*, que é muçulmana, à sua conversão e seu relacionamento com um cristão. Mas hoje, eles vislumbram um grande renovo de Deus e sorriem com confiança e esperança.

A vida desse casal nos ensinou muito. A valorizar os pequenos detalhes, a sermos fieis no pouco e a sorrir mesmo em meio ao caos. Suas histórias de tamanha superação e esperança nos encorajam a seguir adiante e são como uma flor que brota no concreto cinzento – tão inesperada e tão bela, superando o contexto contrariante em que está inserida. É a sua alegria envolvente ao cantar e dançar louvores em uma simples ida ao dentista, sua persistência em aprender e se superar, seu interesse ao olhar para o outro. Fomos inspirados pelas suas vidas e continuamos em oração para que o Grande Escritor continue a direcionar a sua história.

*Nomes fictícios para segurança do casal.

Deixe um comentário