Há cerca de um ano realizávamos um sonho enquanto organização: implantávamos nossa primeira base no continente africano. Poderíamos relatar aqui as grandes e pequenas conquistas que já compartilhamos eventualmente por meio de matérias. Mas queremos fazer diferente. Quem melhor para falar dessa experiência do que a família que abraçou o desafio e atravessou o oceano Atlântico para serem nossos braços e alcançar, acolher e fortalecer a igreja que sofre no coração da África? Por isso, abaixo segue a segunda parte do que poderíamos chamar de “uma crônica missionária”. (Para ler a primeira parte, clique aqui.)

Kampala, 19 de agosto de 2015

“… Mas as dificuldades estão lá com um propósito e temos a convicção disso. Não iremos parar de louvar a Deus em nenhum momento, pois sabemos que estamos sendo moldados com perseverança, sendo transformados em um caráter reto e com a esperança renovada. O que mais poderíamos querer além do amor generosamente derramado em nós pelo espírito de Deus? (Romanos 5.3-5)

Mas é bom podermos olhar para trás também e contar as pequenas sementes que já plantamos aqui. Pudemos ver o começo de um projeto de escola de Inglês para refugiados em Kampala. Começamos um projeto em um campo de refugiados, onde já ministramos para centenas de crianças órfãs e para mulheres vítimas de abuso, com o alimento para a alma e o corpo. Ministramos por diversas vezes para pastores e líderes, organizamos conferências e treinamentos. Levamos equipes, terapia de cura para traumas. Doamos centenas de quilos de alimentos e roupas. Entregamos 30 bicicletas para pastores no campo de refugiados. Promovemos a união das igrejas e entre pastores. Estamos apoiando a construção de igrejas e prédios de apoio. Fizemos amizades, pregamos a palavra. Desenvolvemos relacionamentos, compartilhamos o pão.

Há ainda muito o que fazer, sem dúvida. Foi apenas o primeiro ano. E graças a todos os que nos enviaram e vieram com nossa família no coração e no bolso, estamos aqui para ouvir o chamado que Deus nos deu. E que venham outros. Pois, na verdade, sabemos que tudo podemos naquele que nos dá força. Obrigado por participarem conosco neste primeiro ano na África. (Filipenses 4.11-14)

E a gente deixa aqui para vocês um provérbio africano que gostamos muito e que faz todo sentido na nossa caminhada: ‘Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe.’” 

Jonatas, Natasha e João

Deixe um comentário