A dor é inevitável. O sofrimento é opcional. Esta famosa citação budista atribuída ao escritor japonês Haruki Murakami, carrega muita verdade. A proposição, no entanto, é que escolhemos não sofrer. Se a dor é algo que nunca podemos evitar, podemos escolher não ficar preso ao sofrimento.

O Evangelho de Jesus Cristo, no entanto, não tenta evitar o sofrimento. Todo o Evangelho baseia-se na escolha de um Pai, o próprio Deus, que decidiu sofrer a perda de seu Filho, e o próprio Filho que escolheu a cruz. Suas escolhas estavam inerentemente conectadas ao maior bem da redenção humana e sua própria glorificação.

Falar sobre a Igreja Sofredora pode ser complicado. Algumas pessoas entendem que estamos apenas falando sobre os pobres e necessitados. No entanto, nossa experiência com cristãos perseguidos de todo o mundo levou-nos a compreender que, assim como nosso Senhor e Salvador, muitos deles sofrem por escolha. Muitas daquelas almas sofredoras poderiam simplesmente negar sua fé, por exemplo, e não mais ser perseguidas em suas terras.

Como membros da igreja ocidental afirmamos sofrer por razões muito minuciosas, e a maioria dos cristãos reconhecem claramente que, em comparação, outros sofrem desafios ainda maiores por causa de sua fé. A questão então é, como eles podem fazer isso? Como eles ficam resilientes através de seu sofrimento, se muitos deles poderiam apenas sair dele?

Primeiro, eles realmente entenderam o que significa a eternidade. Em numerosas ocasiões ouvi cristãos perseguidos no Oriente Médio dizer que não tinham medo da morte. Um deles declarou que ninguém poderia matar um homem morto, referindo-se claramente à morte de seu antigo eu e sua nova condição em Cristo (Gálatas 2:20). Na verdade, não é possível matar um cristão, tudo o que se poderia fazer é antecipar a sua eternidade.

Em segundo lugar, eles sabem que há um componente espiritual nessa luta. A Bíblia esclarece que não estamos lutando contra homens, mas contra todo um sistema espiritual (Efésios 6: 10-20). No vídeo The Nine: Superando ISIS , um cristão iraquiano afirma: “Eu sei pela Bíblia que não são eles. É Satanás quem os guia. São pessoas como eu, mas Satanás as controla. Eu os perdoo com todo o meu coração e os amo “. Provavelmente seria insuportável sofrer por Cristo alimentado pelo ódio e pela amargura. Esses irmãos e irmãs compreendem que há outra guerra acontecendo, para a qual eles dependem completamente de Deus.

Em terceiro lugar, eles vêem seu sofrimento como adoração. Eles compreendem que Deus é glorificado quando eles estão firmes na coragem de suas convicções. Eles escolhem se alegrar e se alegrar pela honra de sofrer por Cristo (Mateus 5: 10-12). Sua verdadeira canção ao Senhor é cantada no meio da confusão. Sob extremo risco e opressão eles compõem seus salmos.

Finalmente, e talvez o mais importante, eles acreditam que Deus tem um plano. 1 Pedro 4:19 diz: “Portanto, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus confiam suas almas ao fiel Criador enquanto fazem o bem.” Esses irmãos e irmãs acreditam verdadeiramente que Deus está trabalhando em meio as suas lutas. Ele tem um plano e tem que ser bom.

Que essas lições inspirem e nos encorajem a continuar através de nosso sofrimento. Sim, a dor é inevitável. Quanto à verdadeira perspectiva cristã, o sofrimento é dor com propósito, e se o propósito glorifica a Deus, então não é algo que devemos querer evitar.

Fonte: More International

Foto: Daniel Chen

Deixe um comentário