• Categoria do post:Missões

Entendemos a Grande Comissão, ou o “Ide”, como um mandamento de Cristo não apenas àqueles que têm uma vocação transcultural, mas a todos os cristãos. Todos vivemos integralmente por essa missão, a de reconciliação do homem com Deus, ensinando o que ouvimos, discipulando, batizando, onde quer que estejamos.

Existem diversos motivos mal interpretados pelas pessoas quando elas decidem participar de missões em outros países. Por outro lado, precisamos lembrar o porquê de fazermos o que fazemos, de estarmos onde estamos e por quem fazemos isso.

Assim, perguntamos aos nossos missionários no campo: “Por que vale a pena fazer missões?”. Essas são as respostas:

1 – Vale a pena pelas vidas
”
Vale a pena pelo que aprendemos — é o princípio da vida que vemos em Cristo. É quando nos damos pelos outros que a vida brota, tanto no outro quanto em nós! Vale a pena também porque estamos estamos perto das pessoas descritas em Tiago 2:5 (‘…não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?’).

Assim, podemos absorver um pouco da fé desses e aprender com eles, do Reino. Vale a pena porque tem a capacidade de nos trazer mais perto de Cristo. Vale a pena porque os sofrimentos são pequenos em relação aos ganhos. Vale a pena porque a vida tem sentido, significado e propósito.”

2 – Todos os cristãos são missionários
“Ser missionário é a função de todos os cristãos, cada um na sua área de atuação. Não existem classes de cristãos, existem cristãos com vocações distintas. Mas essas distinções não os distinguem em grau de importância. O missionário plantador de igrejas em meio a povos não alcançados é tão relevante quanto o missionário pedreiro, médico, vendedor, pastor ou engenheiro, em meio a comunidades já ‘alcançadas’.

Todos estamos amparados pelo comando de Atos 1:8 (‘e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra’). Sendo assim, a vida integral em Cristo vale a pena porque apenas nela encontramos sentido (direção) e significado (propósito) para nossa humanidade.”

3 – O mínimo
“Poderia falar que é porque Deus ordenou ou porque precisamos cumprir o ‘Ide’, mas creio que a minha razão para ser missionário é fazer o mínimo — o mínimo! — que Cristo fez por nós na cruz. É o mínimo que podemos fazer, independente da missão integral, sabendo que todos somos missionários e devemos levar a Palavra. Por isso, é o mínimo. Além disso, é um propósito de vida estar aqui, do qual não consigo olhar e não fazer isso. Não tenho como viver o Evangelho sem estar integralmente na missão, sem estar integralmente realizando a obra do Senhor aqui. Isso me deu um propósito de vida.”

4 – Dependência de Deus
“Vale a pena porque a dependência de Deus é vivida em uma outra dimensão e intensidade. Estar dedicado em tempo integral a missões é colocar não somente os planos de Deus à frente dos seus, mas se alegrar com o que O alegra e se entristecer com o que O entristece. Vale à pena porque a gente tem mais ‘oportunidades’ de ser resposta dEle onde somos enviados, ou onde estamos vivendo, sem precisar ir a outro país ou estado.”

5 – Vale a pena ser obediente
“Sem romantismo ou com o objetivo de convencer alguém, Provérbios 19:21 diz: ‘Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor’. Assim, entendo que ser missionário é abandonar os seus sonhos, que são muitas vezes gerados pelos padrões do mundo. Sabendo que, como um filho de Deus que escolhe ser obediente a seu Pai, termos a certeza de estar no centro da vontade do Pai que nos traz alegria

Assim, consideramos que vale a pena ser obediente porque ser missionário é um ato de obediência, é uma resposta ao que Jesus nos ensinou, ‘Se me amam, guardem meus mandamentos’. E um dos mandamentos é o ‘Ide’. Quando obedecemos em ser missionários em tempo integral, em nosso dia a dia, nós conseguimos ver Deus, entendê-Lo de uma outra maneira. Seja no escritório ou no campo, vemos algo diferente dos padrões do mundo. Entendemos melhor Seu imenso amor.”

6 – Temos uma missão
“O conceito missionário não é comum aqui no Haiti. Porém, depois do treinamento que recebi da MAIS e do discipulado que foi feito, eu comecei a ouvir a voz de Deus falando comigo, que eu tenho uma missão, que eu tenho uma vocação, e comecei a entender melhor quem Jesus é e quem eu sou.

Aí em Lucas 4:18, Jesus mostra a missão que Ele veio fazer (pregar as boas novas aos pobres, proclamar liberdade ao presos, libertar os oprimidos). Um missionário é uma pessoa que tem uma missão, que tem um objetivo, que tem algo bem específico para fazer, e que ninguém pode fazer.

Então, vale a pena porque estamos entendendo a voz de Deus e fazemos aquilo que Ele nos pediu, para estabelecer Seu Reino aqui na Terra.”

7 – Estar em harmonia com Deus
“Ser missionário não é uma profissão, não é um cargo. Ser missionário é algo que acontece no coração. Existem tantas maneiras de ser missionário… tantos povos e nações, tantas maneiras de responder ao ‘Ide’, seja indo para outro país ou no seu dia a dia. Ser missionário é levar uma mensagem, e dá para fazer isso de inúmeras maneiras, para inúmeras pessoas. Então, quando falo de ‘valer a pena ser missionário’, não é por um título que carrego. É por que obedeço a uma ordem de Deus. E obedecer, para mim, é estar em harmonia com Deus. Por isso, vale a pena. Pois quando sou missionário, estou em harmonia com meu Pai.”

Este post tem 50 comentários

  1. Thalisson Fernando

    Missão é uma forma de agradecer a Deus, nós também podemos fazer missão em nossa casa, quando oramos pelo missionários que estão nos campos missionários.E também evangelizando no trabalho na vizinhança na escola na faculdade, nós somos missionários.

  2. Mauro nunes

    Amar sim..abandonar jamais….fazer missões e ser obedientes a palavra. JESUS DISSE: IDE..PREGAI MEU EVANGELHO……..ENTAO parabéns tu es mais um missionário caso obedeça a palavra e o campo é onde exista alguem precisando ouvir acerca do Amor que Deus tem para com a Humanidade.só o evangelho transforma….

    1. Yasmin

      Obrigado, pelo comentário, Mauro. Deus abençõe 😀

  3. cezabenildes g amaral

    Todos que amam a obra missionaria sabe da sua responsabilidade.Nem todos poderão sair ao campo,mas poderão orar e contribuir para o sustento da obra.

    1. Yasmin

      Não estar no campo fisicamente não nos tira a responsabilidade de fazer a nossa parte aonde estamos! Há sempre uma forma de ajudar e servir! Abraços 😀

  4. cezabenildes g amaral

    Seja um mantenedor de missionários pelo mundo, procure uma agencia de missoes que tem um trabalho sério. Estar na retaguarda também é fazer missões.

    1. Yasmin

      Amém, Cezar 😀

  5. Deus abençoe.
    Quero e tenho um desejo ardente no coração em me dedicar integralmente à missões, porém me “escóro” em algumas desculpas, como por exemplo: “Minha esposa ainda não é Cristã”, “Meus filhos são pequenos e precisam do meu cuidado”, “Meu trabalho secular me impede”, e etc…
    Como resolver tudo isso?
    Como não afetar meu relacionamento com Deus, que é o mais importante, e também a minha família, que vem como maior importância depois de Deus?

    1. Yasmin

      Olá, Gustavo! Obrigada por compartilhar da sua caminhada conosco. Cremos que o primeiro passo para organizar as ideias é buscando direção de Deus através da oração e da leitura das Escrituras, o segundo é buscar aconselhamento com aqueles que caminham contigo!! Quando buscamos a vontade de Deus, Ele prepara tudo que é necessário para que ela se cumpra em nossas vidas. Vamos orar por isso! Deus abençoe (:

    2. KEMMUEL SOUSA LINS

      Irmão vou te dar um Conselho, sou diácono do templo central de João Pessoa da assembléia de Deus, missão.
      Busque todos os dias Deus orando e fazendo jejum para Ele resolver as suas necessidades para que Ele realize o desejo de seu coração. Amém

  6. Rai

    Paz amados !!! a missão começa em nosso
    Coração através da fé…atos cap16 /31.
    Crê no senhor Jesus Cristo e será salvo
    Tu é tua casa. Devemos aprender crer e obedecer e buscar mais sobre a vontade de Deus ,pra todos alcançar o reino de Deus e a vida eterna em Cristo.
    Através ? da sua palavra, e O espírito santo nos capacita pra alcançar nossa família e também outros pecadores
    através do nosso testemunho, exemplo fe em toda maneira de viver e doar
    Amor ..fé ..caridade …obras ..arrependimento ..perdao conselhos …
    Quem ganha almas não é festinhas carnais.
    Aqui acolá ,mas a palavra da fé viva eficaz
    Deus é espirito e importa que seus
    Adoradores o adorem em espírito e em
    Verdade . Jamais tenha dúvida porque ?
    Missões especiais como Paulo
    Vivida por ele devia ser a meta de todos
    Pra quem sente desejo do ide.
    Ir no inimigo ir no vizinho ir no parente
    Ir as pessoas de perto ou de longe
    E falar do sacrifício da Cruz.
    Deus abençoe a todos na paz
    De Deus pai , todo poderoso.
    E Jesus Cristo nosso redentor
    E Salvador eterno amém!!!

    1. Yasmin

      Obrigada pela mensagem, Rai! Deus abençoe (:

  7. Oi tudo bem, sempre acesso seu blog e vejo que tem muito assuntos interessantes como deste artigo, realmente muito bom essa dica me ajudou bastante.

    1. Yasmin

      Ficamos felizes por isso, Renato! Amamos contribuir com o crescimento uns dos outros! Deus abençoe (:

  8. Elias Sion

    Muito legal quando Deus nos faz amar missões, então pensamos que é loucura largar mão de tudo, e nos pomos a orar, e sinais se manifestam para uma unica e verdeira missão. Nada supera a doideira que é estar na presença do Espirito Santo, peço que Deus capacite cada vez mais uma geração de homens bem tementes, de guerreiros combatentes! Que não vivem do passado mas que constroem um bom presente, pois a chapa é dos crentes! Jah guide and protect!

    1. Yasmin

      Amém, Elias! Deus é um Deus missionário! Que possamos nos espelhar nEle e seguir cumprindo com essa mesma missão. Deus abençoe (:

  9. Almir Oliveira.

    O cristão realmente convertido passa a ser missionário no ato de sua conversão,entendo que não fomos salvos e chamados unica e exclusivamente para sermos membros de uma instituição,ou ter o status de pregador, quem sabe até alguns pensem que não é preciso fazer nada, mas para ir e frutificar.
    exclusivo para nós pastores.
    “O PASTOR OU É MISSIONÁRIO OU É UM IMPOSTOR.”não me lembro quem disse essa frase.
    porem concordo plenamente.

    1. Yasmin

      Olá, Almir! Essa frase é de Charles Spurgeon e ela diz ”Todo CRISTÃO ou é um missionário ou é um impostor”. Ser missionário não é papel exclusivo dos nossos pastores, mas de todo cristão! Todos fomos chamados para levar as boas novas aonde quer que estejamos. No ministério de Jesus não há espaço para não fazer nada, somos chamados a agir o tempo todo. Que Deus nos capacite! Deus abençoe (:

  10. Antonio de Jesus Faria

    Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.

    João 15:16

    1. Yasmin

      Amém, Antonio! Deus abençoe (:

  11. Irineu miranda da silva

    Ou seja amados irmaos ao observar varias respostas
    Observo e entendo que uma vez que missoes nasceu em meu coração de forma a estabelecer o reino de cristo ( digo Cristo o Emanuel ) entao devo ser sensivel em obediência e harmonia para com sua chamada em minha vida é claro
    A ordem ê esta
    Primeiro..Jerusalém
    e se necessário obedecer o chamado
    Para :::samaria ou confins da terra

    Devemos ter um bom começo como filhos obediente
    Ainda que com labutas de todo o dia na vinha!
    Mas sem orgulho para com os que chegam no fim do dia. O importante é render-se em Gratidao por ser convidado ou chamado pelo dono da vinha.

    1. Yasmin

      Olá, Irineu! Precisamos ser obedientes e cautelosos naquilo que Deus nos chamou para fazer. Que Deus abençoe sua caminhada (:

    1. Yasmin

      Amém, Luiz! Deus abençoe (:

    1. Yasmin

      Amém, Deus abençoe! (:

  12. IORLAN OLIVEIRA..

    Sou de Zé Doca -MA..Nascir pra servir a Deus..Amanhã estarei no presídio da minha cidade levando a palavra do senhor..peço suas orações …

    1. Yasmin

      Amém, Iorlan! Que Deus abençoe sua caminhada (:

  13. Deus teve um filho e o mandou para a terra como missionário. Missões esta perto do coração de Deus.

  14. Maria Susana de Paiva

    Lindo ❗ texto edificante e dispertador!!! Falou muito comigo!

  15. Sónia. M de brito Abreu

    Sou agricutora e a terra que pranto está dentro das pessoas. Semeio e Deus rega. E quando nasce ea resposta de Deus deu certo

    1. Yasmin

      Amém, Sónia! Que Deus continue te fazendo essa mulher de oração. Deus abençoe (:

  16. Gabriel

    A vida é curta demais para não cuidar de pessoas, ouvi essa frase recentemente e isso tem mexido profundamente comigo

    1. Yasmim

      Verdade eu quero parar de estudar pra evangelizar fora ou dentro do Brasil mais não consigo e isso tá queimando no meu coração pra fazer

      1. Yasmin

        Olá, Yasmim! Que legal saber sobre sua disponibilidade!! Mas, é importante lembrar que Deus nos chama para sermos integrais em tudo que fazemos. Por isso, é importante lembrar que precisamos honrar com nossas obrigações. Cumprindo com a nossa missão nas pequenas coisas do nosso cotidiano para as quais Deus também nos chamou!! Vamos orar por esse processo. Deus abençoe (:

  17. Paulo Roberto

    Muito bom na verdade todos somos missionários e precisamos espalhar a semente que é o evangelho com autoridade e sabedoria.

  18. Antôniocarlos

    No contexto, ao qual estamos, missão, vai além do trabalho de evangelizar. Missão têm um sentido mais amplo.
    A oração é diferente, a renúncia é diferente e o chamado é especifico, assim como o trabalho. Sem falar na pessoa do missionário, de defere também.

  19. Márcio Gobbi

    Não sou muito de frequentar a igreja mas defendo o verdadeiro evangelho,segundo o livro de Tiago qual é a verdadeira religião é a quela q ajuda os pobres e viúvas,também diz em Tiago que a fe sem obras é morta, não adianta falar em grandes púlpitos se não estender a mão pra um necessitado.

  20. Erenildo Pereira

    Como faço para fazer missões?

    1. Equipe MAIS

      Erenildo, existem diversas maneiras e preparos para isso. A melhor maneira é conversando com pastores, líderes e missionários, para conhecer e entender melhor. Se quiser, temos uma escola de missões que pode ajudar nesse sentido, o CTMAIS: http://ctmais.com.br/.

      Deus abençoe.

    2. Silvana Kowalski

      Olá querido irmão. O lugar onde Deus o plantou já é um campo missionário. Seja em seu local de trabalho, ou estudo , no seu bairro, ou cidade, você já é luz!

      1. Irmão Reginaldo

        Amém

  21. PR. PAULO VITOR

    Todos nós fomos convocados a fazer missões, ouçamos a voz do Senhor.

  22. Beatriz

    Otima mensagen! Eu posso ser missionaria no meu bairro, na minha faculdade, nao preciso necessariamente sair do Pais, apenas cumprir o “IDE” de Cristo e fazer discípulos, para propagar mais e mais o Reino!

  23. Wagner Medeiros de Lima

    Apesar dos dons ministeriais serem de igual valor, diante do Senhor da igreja, quem é convocado para Missões, vibra de uma forma diferente e toda especial, pois sabe q vai sofrer, vai trabalhar muitos vai suar, etc…diferente do q se vê hoje, em dia nós demais dons, não pelos dons em si, mais pelo q eles hoje representam para os homens. E Missões, nunca perdeu seu significado maravilhoso de ir, e, pela fé viver e obedecer ao Mestre!
    Senhor, prepara- nós para ser uma família de missionários!!!
    Wagner Medeiros. R.J.

  24. Gabriel Henrique

    Primeiro por obediência a um chamado pessoal,mais agora ja no campo aqui no México sei que não se trata só de uma obediência mais também de um entendimento da necessidade de estabelecer o Reino de Deus em todo lugar e a consciência de não estar sendo egoísta. Porisso estou em missões….Deus os abençoe.

  25. Zé Cesar

    Eis me aq…em TUAS MÃOS ESTOU “SENHOR JESUS”

  26. Lays

    “Ser missionário é algo que acontece no coração”?
    Verdade, amei o texto, Ótima reflexão. Vale a pena obedecer ao Pai, pois nada melhor que você doar a sua vida em favor de outros.?

  27. sandra dias

    Lindo texto, é uma verdade e que ama a Deus ama a sua vontade.

Deixe um comentário